Tela Viva: TV Cultura trabalha para digitalizar acervo em 24 meses

A TV Cultura tem um plano de digitalização de seu acervo em 24 meses, a partir do próximo semestre. Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora pública, Marcos Mendonça, essa é a prioridade da casa nesta gestão.

Segundo Gilvani Moletta, diretor técnico da TV Cultura, no final de 2015 a emissora terminou a migração da infraestrutura, estando agora apta para a digitalização do acervo. "O que precisamos agora é de capital humano", explica Moletta. Não se trata apenas de contratação de pessoal, mas de pessoal qualificado para trabalhar com tecnologias que já foram extintas há muitos anos, como a gravação em U-Matic. Segundo o diretor técnico, esse trabalho custará aproximadamente R$ 6 milhões, o que já está previsto no orçamento da emissora.

O trabalho traz uma perspectiva de novas receitas, com a exploração comercial deste acervo. O orçamento, no entanto, não abriga o trabalho de liberação dos direitos conexos das obras, regidas por contratos que não previam o uso em outras plataformas de distribuição e, em muitos casos, nem mesmo a comercialização para outros canais de TV ou a exportação.

Acervo ampliado

Segundo Marcos Mendonça, a TV Cultura tem interessa em trabalhar na digitalização dos acervos da extinta TV Tupi e da antiga TVE Brasil. O primeiro pertence à Cinemateca e, segundo Mendonça, ainda não está digitalizado. O da TVE pertence à EBC, que herdou os bens públicos da União que estavam sob a guarda da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordenava a TVE Brasil.

Segundo Mendonça, a TV Cultura vinha negociando com ambos os órgãos esse trabalho antes da mudança de governo.

Fonte: http://convergecom.com.br/telaviva/13/06/2016/tv-cultura-trabalha-para-digitalizar-acervo-em-24-meses/?noticiario=TL

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.