Tela Viva: Eutelsat 117 West B é lançado com sucesso

Carregando o Eutelsat 117 West B, o foguete Falcon 9 da Space X foi lançado com sucesso da base da empresa em Cabo Canaveral, Flórida, na manhã desta quarta-feira, 15. Meia hora depois, o veículo colocou em órbita o satélite que, com seu sistema de propulsão elétrica, deverá subir a partir de 18 de junho por sete meses, quando será submetido a testes até estabelecer sua posição definitiva, a 117º Oeste, por volta do primeiro trimestre do ano que vem. A primeira telemetria realizada com o novo satélite já foi confirmada pelo controle da missão.

O satélite é equipado com 48 transponders de banda Ku e quatro beams regionais para proporcionar cobertura "premium" no México, América Central e Caribe, América do Sul e o Cone Sul. A Eutelsat afirma que ele fortalecerá as capacidades de vídeo e oferecerá "serviços-chave" para operadoras e provedores de serviços para governos na América Latina.

O 117 West B ainda terá uma carga da Raytheon para a Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos (FAA) para aumentar a precisão do sinal GPS de 10 metros para entre 1 e 2 metros. Esse ganho para serviços de geolocalização será destinado apenas a usuários nos EUA, Canadá, México e Porto Rico.

Em março, a Eutelsat lançou o 65 WA, satélite com capacidade tribanda (C, Ku e Ka) com objetivo de levar DTH para o Brasil e conectividade corporativa para as regiões da América Central, Caribe e região Andina. A capacidade total para os próximos 15 anos em banda Ka foi comprada pela Hughes para implantar banda larga em locais remotos no Brasil.

Fonte: http://convergecom.com.br/teletime/15/06/2016/eutelsat-117-west-b-e-lancado-com-sucesso/?noticiario=TL

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.